segunda-feira, 11 de março de 2013

Apostila de Lingua Portuguesa




ROMANTISMO (1836-1881)

Assistimos, na época do Renascimento ( Classicismo, Barroco e Arcadismo), ao predomínio da razão sobre a emoção. Na estética nomântica, haverá a liberação do sentimentos, a valorização do “eu”, o império da emoção.
A ascensão da burguesia e o progresso da Revolução Industrial acarretam a corrida atrás do dinheiro, fazendo com que a individualidade e a essência humana fiquem em segundo plano, Dessa forma, para o romântico, a realidade pressente passa a configurar a degradação da sociedade e a anulação do indivíduo. Sendo assim os romântico buscam fugir dessa realidade através da literatura.
  1. CONTEXTO HISTÓRICO

a)No mundo
  • Revolução Francesa (1789- Lema: liberdade/igualdade e fraternidade).
  • Fortalecimento da burguesia.
  • O absolutismo cede lugar ao liberalismo.

b)No Brasil
  • Vinda da família real (1808).
  • Abertura dos portos.
  • Fundação do Banco do Brasil.
  • Implantação da imprensa- circulação de livros e formação de um público leitor.
  • Sentimento anticolonial.
  • Independência do Brasil- Dom Pedro I – 07/09/1822.
  • Forte sentimento nacionalistas.

  1. PRINCIPAIS CARACTERÌSTICAS

  • Liberdade de expressão e de criação.
  • Subjetivismo, com valorização de “eu”.
  • Sentimentalismo.
  • Supervalorização do amor – perdê-lo traz como consequência a morte, a loucura e o suicídio.
  • Amores impossíveis, musas inatingíveis.
  • Idealização da mulher.
  • Regionalismo: o regionalismo é demonstrado através de cenário e personagens de uma determinada região brasileira.
Ex: Os romances regionalistas trazem cenários e personagens de interior do Brasil.
Ex: O gaúcho (José de Alencar), O sertanejo (José de Alencar)
  • Fuga da realidade, evasão, escapismo. Daí o romântico ser considerado um sonhador.
A evasão (fuga) realidade ocorreu em3 níveis:
- no tempo
- no espaço
- no sonho
a)NO TEMPO
O escritor recorre ao passado individual idealizando sua infância ou adolescência.
Ex: A poesia “Meus oito anos” (Casimiro de Abreu).

b)NO ESPAÇO
A natureza é descrita como senário grandioso e tipo como um lugar de refugio para o poeta solitário. Sendo assim a natureza reflete o estado emocional do poeta.

c)NO SONHO
O sonho aparece como substituto para a vida real.
  1. GERAÇÕES ROMÂNTICAS
Detectamos três diferentes tendências do Romantismo, que dividem os artistas em gerações:

-1ª GERAÇÃO: nacionalista e indianista. Destacam-se no Brasil: Gonçalves Dias (poesia), José de Alencar (prosa), Joaquim Manuel de Macedo (prosa).
Nacionalismo: orgulho patriótico.
Indianismo: a mais significativa forma de nacionalismo literário. O índio é visto sempre como personagem corajoso e nobre. A índia é bela. Exemplo: Iracema (“A virgem dos lábios de mel”) romance de José de Alencar.
-2ª GERAÇÃO: byroniana ou do “mal do século”. Destacam-se no Brasil: Álvares de Azevedo (poesia), Fagundes Varela (poesia), Casimiro de Abreu (poesia) e outros.
* Mal do Século – tradução do tempo spleen que significa melancolia, depressão profunda, mau humor. A morte é vista como solução para os problemas humanos.
-3ª GERAÇÃO: condoreira. Trata-se de uma poesia social, Seu principal representante na poesia foi Castro Alves (o Poeta dos Escravos).
* Esta geração é caracterizada por um espírito revolucionário, almeja-se reformas na estrutura da sociedade tais como: a abolição dos escravos e a República.

  1. PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS

NA POESIA
  • Gonçalves de Magalhães: Suspiros poéticos e saudades (introdução do Romantismo).
  • Gonçalves Dias: Primeiros cantos; Os timbiras; poemas I-juca-pirama.
  • Álvares de Azevedo: Lira dos vinte anos; A noite na taverna.
  • Castro Alves: Os escravos; Espumas flutuantes; poema Navio Negreiro.
  • Casimiro de Abreu: Primaveras.

NA PROSA

  • Joaquim Manuel de Macedo: A moreninha; A luneta mágica.
  • Manuel Antônio de Almeida: Memorias de um sargento de milícias.
  • José de Alencar: Iracema, O guarani (indianistas); O gaúcho (regionalista); Senhora, Diva, Cinco minutos (romances históricos).
  • Bernado Guimarães: A escrava Isaura; O seminarista.
  • Fagundes Varela: Vozes da América; O estandarte auriverde.

NO TEATRO

  • Martins Pena: O juiz de paz na roça.

Questões sobre o Romantismo

Questão 01

(PUC- PR) Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves representam três momentos da poesia romântica brasileira. Em qual das alternativas abaixo a ordem de apresentação dos elementos correspondeu à sequência estabelecida com os nomes dos poetas?

  1. ( ) antíteses, condoreirismo, mal dos século
  2. ( ) condoreirismo, melancolia, mal do século
  3. ( ) condoreirismo, indianismo, mal do século
  4. ( ) indianismo, mal do século, condoreirismo
  5. ( ) nda
Questão 02 - “A poesia deixa de ser apenas um lamento sentimental exagerado e murmurado em voz baixa para ser também um grito de protesto político e reivindicação social pela defesa da República e de uma sociedade mais justa”

O fragmento acima se refere a dois momentos da poesia romântica brasileira que podem ser definidos, respectivamente, como:

  1. ( ) 1ª geração romântica – 2ª geração romântica
  2. ( ) nacionalismo – geração mal do século
  3. ( ) indianismo – geração ultrarromântica
  4. ( ) geração ultrarromântica – geração condoreira
  5. ( ) 1ª geração romântica – 3ª geração romântica

Questão 03 – Leia o texto e depois, considerando o texto, marque a alternativa correta:

“O problema da nacionalidade literária foi colocado, dentro da atmosfera do Romantismo, em termos essencialmente políticos. Misturadas literatura e política, a autonomia política transfere-se para a literatura, e confundiram-se independência política e independência literária.

  1. O Romantismo foi uma escola literária essencialmente política.
  2. No romantismo, literatura e política interpenetram-se e exercem influência mútua, consolidando, portanto, a dependência entre ambas.
  3. Pode-se dizer que a política usou a literatura em suas campanhas, mas o inverso não é válido, pois a literatura não se valeu da política.
  4. Independência politica e independência literária em suas campanhas, mas o inverso não é válido, pois a literatura não se valeu da política.
  5. Independência política e independência literária são fenômenos distintos.
  6. Nenhuma das alternativas. 



    Essa apostila já estava no Blogue, agora em um formato diferente, a postagem antiga estava com uma imagem ruim. qualquer coisa fale com o Ewerton, Florencia ou Gabriel. 

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